Informativo

Trabalho utilizando extensão do modelo PAEG é premiado no Prêmio ANTAQ 2023

O trabalho intitulado “IMPACTO ECONÔMICO DO PROGRAMA BR DO MAR: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL POR MEIO DO PAEG-TLOG” foi escolhido como um dos 3 melhores artigos no Prêmio Antaq 2023. Sendo uma das ações estratégicas (AE03) da Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária Bienal da Antaq 2023/2024, o Prêmio ANTAQ 2023 tem por finalidade reconhecer as iniciativas que se destaquem por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança) e Inovação na operação e gestão no setor.

O trabalho é fruto da Tese de Doutorado de Márcio Nora Barbosa do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e teve como objetivo investigar a relação da infraestrutura de transportes nacional, em especial a portuária, com o comércio doméstico e externo brasileiro, analisando os possíveis efeitos que o Programa BR do Mar, política do governo federal brasileiro de incentivo à cabotagem, poderá exercer sobre a matriz de transportes de cargas e nas rotas inter-regionais do país, assim como verificar os efeitos sobre os setores econômicos nacionais e os efeitos spillovers no comércio internacional do Brasil. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de equilíbrio geral computável, denominado PAEG-TLOG, com base no modelo GTAP em sua versão 10, e que retrata a matriz de transporte inter-regional e suas respectivas rotas em quatro diferentes modais de transportes. 

Acesse a tese: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11100?locale-attribute=en

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados