XIII Minicurso de PAEG: ONLINE – NOVEMBRO 2021

O minicurso de PAEG é ofertado online dividido em duas etapas: a primeira é o módulo básico oferecido durante as três primeiras semanas de novembro com aulas gravadas, apostilas e exercícios disponibilizados semanalmente pelo Google Classroom, com 1 (uma) sessão de tutoria ministrada online ao vivo a cada sexta-feira sobre o tópico da semana utilizando a plataforma Google Meet. A segunda etapa é o módulo avançado oferecido na última semana de novembro: consistirá em aulas ao vivo online sobre modelagem e simulação de projetos individuais no PAEG via plataformas Google Meet e Zoom.

PAEG
É um pacote de equilíbrio geral computável (EGC) constando de um modelo que permite o relacionamento entre as cinco regiões brasileiras e destas com o resto do mundo; um banco de dados vinculando as regiões brasileiras ao banco de dados 10.0 do GTAP, o mais recente, representando a economia mundial em 2014. Esta versão do banco de dados do PAEG, atualizada para 2014, permite a análise de políticas públicas e macroeconômicas e dos efeitos de acordos comerciais internacionais sobre as economias regionais brasileiras. Capital é desagregado em terra, capital e recursos naturais; e o trabalho, em qualificado e não qualificado. O PAEG dispõe de um software próprio desenvolvido em GAMS.

OBJETIVO
Capacitar pesquisadores a trabalharem com o PAEG simulando mudanças nas políticas de comércio internacional, macroeconômicas e setoriais sobre o crescimento das economias regionais brasileiras.

PRÉ-REQUISITOS
Estudantes, pesquisadores e profissionais com pós-graduação em economia ou áreas afins com conhecimentos de teoria microeconômica e macroeconômica, além de acesso a computador pessoal.

INSCRIÇÃO:  https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/xiii-minicurso-sobre-o-paeg-

Pesquisadores e Profissionais: R$ 1.000,00 (até 08-10-2021) ou R$ 1.100,00 (até 22-10-2021)

Estudantes da Pós-Graduação: R$ 300,00 (até 08-10-2021) ou R$ 350,00 (até 22-10-2021)

NÚMERO DE VAGAS: 50

PROGRAMAÇÃO

Coordenação: Erly Teixeira, Marcelo Braga, Ian Trotter, Marcos Nazareth, Rayan Wolf

MÓDULO BÁSICO
Objetivo:
Introduzir os principais conceitos de EGC, banco de dados e aplicações do PAEG e fornecer conhecimentos necessários para o Módulo Avançado.

01 a 05-11-2021 (Semana 1)
Apresentação, Introdução EGC e MIP, Estrutura Modelo PAEG, MIPs Regionais e Banco de Dados
Instrutores: Erly Teixeira (UFV); Matheus Pereira (UFMS); Marcos Nazareth (Univiçosa); Rayan Wolf (UFV)
Recursos: Vídeos-aulas, apostilas, exercícios, e tutoria online (sexta-feira, 14 às 16 horas).

08 a 12-11-2021 (Semana 2)
Modelagem de Equilíbrio Geral no GAMS
Instrutores: Ian Trotter (UFV); Cícero de Lima (FGV-CCGI); Talita Pinto (FGV)
Recursos: Vídeos-aulas, apostilas, exercícios e tutoria online (sexta-feira, 14 às 16 horas)